quinta-feira, 24 de abril de 2014

FUTEBOL CAMPISTA E OS CLUBES QUE A BOLA ESQUECEU (05) ESPORTE CLUBE SÃO JOÃO - O VOVÔ DEIXOU SAUDADES*


Fundado em 24 de junho de 1917 por José Norival, Cláudio de Souza e Arnaldo Pereira dos Santos, todos funcionários da Usina São João, afastada 5km do centro de Campos, teve de imediato o apoio da cúpula da empresa, que além da doação do terreno, arcou com as despesas para a construção do campo para o clube.

Apesar de existir por tantos anos, somente em 1958 se filiou à Liga Campista de Desportos, quando passou então a disputar os campeonatos por essa entidade promovidos. Por esse motivo é que o Paraíso de Tocos, que é na verdade 23 dias mais novo do que o São João, é considerado o clube de usina mais antigo de Campos, pois começou primeiro suas atividades competitivas oficiais.

Seus principais presidentes foram: Cláudio de Souza (um dos fundadores e primeiro presidente do clube), Chistóvão Lysandro e Ademar Cruz.

O São João foi campeão do campeonato de aspirantes promovido pela LCD em 1960. Assim como a Usina, que está desativada há muito tempo, o Esporte Clube São João não mais existe.

 * Fragmento do livro "No País do Futebol, Cidade sem Memória: A História Futebolística de Campos dos Goytacazes. (Agbook, 2010. - www.agbook.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário